V - Prolapso Retal

COSTA E SILVA, I.T. Prolapso retal: quadro clínico. Módulos de Coloproctologia. Disciplina Cirurgia do Sistema Digestório, Órgãos Anexos e Parede Abdominal. Universidade Federal do Amazonas. Disponível em: <http://home.ufam.edu.br/dcc1/modulos/V/5clinica.htm>. Acesso em: 30/7/2019.

Quadro Clínico

Crianças

   As crianças com prolapso do reto costumam esforçar-se demasiadamente para defecar e normalmente choram durante o ato, pela dor causada pela eliminação frustra peranal da massa tecidual. As fraldas, ou roupas de baixo de crianças maiores, costumam manchar-se de muco com resíduos fecais (soiling) e podem apresentar sinais de sangramento produzido pelo atrito externo que sofre a mucosa retal expulsa. Normalmente, a criança esforça-se muito para defecar por constipação intestinal ou diarréia graves. A mãe pode referir ter presenciado a protrusão do "intestino", do "reto", ou da "via" no momento da defecação da criança. Pode haver história de mucoviscidose, de desnutrição e de verminose acentuadas.

Adultos

   Os sintomas tipicamente apresentados por pacientes com prolapso retal manifesto são o prolapso propriamente dito, ânus úmido (por eliminação involuntária de muco), sangramento ocasional (pelo atrito da mucosa exteriorizada com a roupa) e dificuldade para a defecação, acompanhada ou por constipação intestinal ou por diarréia graves. Alguns pacientes referem sensação de evacuação incompleta do reto durante a defecação e outros queixam-se de graus variados de incontinência (para fezes líquidas, muco ou mesmo fezes sólidas).

   Pacientes com prolapso interno ou incompleto do reto queixam-se de evacuação incompleta do reto às defecações, tenesmo, dor retal, eliminação involuntária de muco e sangramento (pela proctite causada pelos movimentos repetitivos de intussuscepção do reto). Neles, não há queixa de prolapso. Em geral, são pacientes que já procuraram vários outros especialistas, sem obter sucesso diagnóstico. Alguns são rotulados de psiconeuróticos.