COSTA E SILVA, I.T. Prolapso retal: mucoviscidose. Módulos de Coloproctologia. Disciplina Cirurgia do Sistema Digestório, Órgãos Anexos e Parede Abdominal. Universidade Federal do Amazonas. Disponível em: <http://home.ufam.edu.br/dcc1/modulos/V/mucovis.htm>. Acesso em: 30/7/2019.

Mucoviscidose

   Afecção generalizada das glândulas exócrinas transmitida por gen autossômico recessivo. Acomete um em cada 2.500 caucasianos e um em cada 25 caucasianos é portador assintomático do gen da mucoviscidose. Afeta praticamente todas as glândulas exócrinas do corpo, que produzem um muco anormal que obstrui glândulas e canais glandulares em vários órgãos. Nos pulmões, o muco espessado produz doença pulmonar obstrutiva crônica, com tosse crônica, intolerância aos exercícios e episódios recorrentes de pneumonia. É comum ocorrer esteatorréia por comprometimento pancreático, que evolui para a insuficiência pancreática. A associação de tosse crônica com diarréia nestes pequenos pacientes predispõe ao prolapso do reto. Pode-se fazer o diagnóstico destes pacientes pelo Teste do Suor.

   O Teste do Suor é realizado da seguinte maneira: aplica-se uma corrente elétrica de baixa voltagem na área do teste. O eletrodo positivo é coberto com gaze e saturado com solução de pilocarpina (droga que estimula a sudorese). O eletrodo negativo é coberto com gaze e saturado com solução de bicarbonato. Coloca-se um disco de papel sobre a área de teste, que é coberta com parafina para ficar completamente selada. Aplica-se a corrente elétrica por 5 a 12 minutos. Após uma hora, o disco é transferido para um frasco de pesagem e em seguida colocado em água para dissolver os sais. Essa solução é então analisada quanto ao seu conteúdo de cloreto. O teste será positivo ao demonstrar concentrações elevadas de sódio e cloro (> 60mEq/l em crianças e > 80mEq/l em adultos).

 A taxa de mortalidade infantil em pacientes com mucoviscidose ainda é elevada.

Desligue esta janela clicando no botão com um X acima, no canto superior direito.