VII - Doenças Inflamatórias Intestinais - Doença de Crohn

COSTA E SILVA, I.T. Doenças Inflamatórias Intestinais - Doença de Crohn: diagnóstico diferencial. Módulos de Coloproctologia. Disciplina Cirurgia do Sistema Digestório, Órgãos Anexos e Parede Abdominal. Universidade Federal do Amazonas. Disponível em: <http://home.ufam.edu.br/dcc1/modulos/VII/7diferencial.htm>. Acesso em: 30/7/2019.

Diagnóstico Diferencial

A DC do intestino delgado deve ser diferençada da apendicite aguda, diverticulite cecal, abscesso tubo-ovariano, doença inflamatória pélvica, prenhez ectópica, cistos e tumores ovarianos, endometriose, carcinoma cecal, carcinóide ileal, linfossarcoma do jejuno, íleo e ceco, câncer metastático, ileíte isquêmica de mulheres que ingerem contraceptivos orais, vasculites sistêmicas (poliarterite nodosa, lupus eritematoso sistêmico, artrite reumatóide, esclerose sistêmica progressiva, angeíte necrosante, crioglobulinemia essencial mista e dermatomiosite), doença de Behcet, enterite actínica, infecções e infestações intestinais (tuberculose ileocecal, amebíase com ameboma, Yersinia enterocolitica, Mycobacterium avium- intracellulare, Citomegalovirus), jejunoileíte ulcerativa crônica não-granulomatosa, gastroenterite eosinofílica e amiloidose.

Diagnóstico radiológico diferencial entre DC e RCUI

Pode-se diferençar em 95% dos casos a DC da RCUI pela análise de radiografias realizadas para estudar que tipo de doença inflamatória intestinal o paciente está apresentando. Só o estudo da distribuição da doença já pode definir diante de que afecção se está. A RCUI é uma doença contínua que se propaga retrógrada e simetricamente, a partir da junção anorretal para segmentos cólicos proximais, numa maior ou menor extensão. Por outro lado, a DC se caracteriza por seu caráter segmentar (descontínuo), assimétrico e focal. O reto normalmente não está afetado na DC, ao passo que o íleo terminal está em 85% dos pacientes com a afecção.

 No intestino delgado, são sinais radiológicos iniciais da DC: distribução grosseira do padrão viloso da mucosa, espessamento de pregas intestinais e úlceras aftóides. As ulcerações comumente estão situadas na borda mesentérica da alça comprometida, enquanto que a borda antimesentérica pode demonstrar redundância e saculações. O aspecto em pedra de calçamento (cobblestone) normalmente é mais observado no intestino delgado. Em casos mais adiantados da DC podem-se observar estenoses, fístulas, massas inflamatórias e abscessos. O sinal do cordão (string sign) é representativo de extensas áreas de inflamação e fibrose circunferencial com estenose luminar. 

Os achados radiológicos da colite granulomatosa podem ser apreciados na Tabela 1.