Valor Propedêutico

COSTA E SILVA, I.T. Noções de Coloproctologia: Valor Propedêutico. Módulos de Coloproctologia. Disciplina de Cirurgia do Sistema Digestório, Órgãos Anexos e Parede Abdominal. Universidade Federal do Amazonas. Disponível em: <http://home.ufam.edu.br/dcc1/modulos/I/exaproimp.htm>. Acesso em: 30/7/2019.

Em coloproctologia, por uma série de razões, o exame físico acaba produzindo maior número de informações objetivas a respeito do problema queixado pelo paciente do que a anamnese. Contribui para isto o amplo acesso visual (armado e desarmado) e tátil que se tem à região anorretal e a dificuldade que a maioria dos pacientes enfrenta em descrever seus problemas intestinais, principalmente os orificiais (orifício anal).

Sendo assim, após uma anamnese, que, ao contrário da clássica, muitas vezes tem que ser dirigida, para que se contorne as eventuais dificuldades de informação manifestadas pelo paciente, passa-se ao exame coloproctológico, que é o exame físico do coloproctologista.

Cerca de até 70% das lesões malignas do intestino grosso estão ao alcance ou do dedo do examinador ou do retossigmoidoscópio rígido (25 a 30 cm de comprimento). Proporção significativa das doenças inflamatórias intestinais são diagnosticadas pelo retossigmoidoscópio rígido. Todas as lesões orificiais não serão adequadamente diagnosticadas sem um exame proctológico completo, uma vez que várias delas podem estender-se ou associar-se a afecções localizadas no reto.

O exame proctológico é simples e não demanda o emprego de equipamentos sofisticados, podendo ser facilmente empregado em qualquer consultório proctológico ou em ambulatórios de hospitais gerais.

Apague esta janela clicando sobre o   X   situado em seu canto superior direito.