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X Semana da Matemática

17 a 20 de outubro de 2023

A semana da Matemática


A Semana da Matemática é um evento que há muitos anos faz parte da história do Departamento de Matemática da UFAM. Este evento surgiu como oportunidade para congregar professores e estudantes de forma a estabelecer contatos, interações e diálogos em prol do ensino e pesquisa na área de Matemática Pura e Aplicada. O evento antes era isolado, mas desde de 2013 está inserido em um evento maior, a Semana de Ciência e Tecnologia do ICE, SECT-ICE. Seguindo a numeração da SECT-ICE, este ano será realizada X Semana da Matemática, de 17 a 20 de outubro, dentro da X SECT-ICE, com o mesmo tema: "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável".

Comitê Organizador

  • Profa. Ana Acácia Pereira Valente(Presidente)
  • Profa. Inês Silva de Oliveira Padilha

Comitê Científico

  • Profa. Yachiko Nascimento Wakiyama
  • Prof. Elkin Oveimar Quintero Vanegas

Programação

Palestrante: Flávia Morgana de Oliveira Jacinto

Resumo: Nessa palestra serão apresentados conceitos e definições necessários a uma breve introdução á programação convexa com algumas aplicações.

Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação

Palestrante: Antonio Airton Freitas Filho

Resumo: Discutiremos um resultado de rigidez sobre variedades Riemannianas completas que satisfazem uma certa equação tensorial diferencial parcial de segunda ordem.

Público alvo: Estudantes de pós-graduação

Palestrante: Alan Kardec Fonseca Maduro Junior

Resumo: A palestra tratará sobre Geometria Algébrica, área da matemática que utiliza ferramentas algébricas para estudar objetos geométricos, mais especificamente, apresentaremos os conceitos necessários para a definição de variedades algébricas equidimensionais.

Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação

Mostra de História da Matemática

Mostra de Jogos do LEMAT

Cabine do tempo: História das mulheres na ciência

Palestrantes: Diogo Sampaio da Silva e Julia Braga dos Reis

Resumo: Apresentaremos materiais didáticos de produção própria como exemplo para os colegas de carreira docente, visando ilustrar não apenas a possibilidade mas as vantagens de fazer o mesmo.

Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação

Palestrante: Erick Guimaraes Botelho

Resumo: Nesta palestra, será abordada a $\Bbbk$-álgebra de dimensão finita $A=\Bbbk Q /\langle\rho\rangle$, na qual $\rho$ representa um conjunto de relações associadas ao quiver $Q$. O principal objetivo é apresentar uma descrição abrangente e detalhada do quiver com relações da álgebra repetitiva $\widehat{A}$ de $A$, considerando apenas relações nulas ou de comutatividade. Será demonstrada a equivalência fundamental $\Bbbk\hat{Q}/\langle \hat{\rho} \rangle\cong \widehat{A}$, e serão fornecidos exemplos ilustrativos para uma melhor compreensão.

Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação

Palestrante: Sandro Dimy Barbosa Bitar

Resumo: Nesse minicurso apresentarei o modelo matemático clássico para Programação Geométrica e algumas aplicações. Na ocasião descreverei alguns elementos da fundamentação matemática utilizados em Teoremas relacionados com o tema, assim como as técnicas para o cálculo da solução desses modelos.

Público alvo: Estudantes de graduação

Palestrante: Julio César Rodríguez

Resumo:

Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação

Palestrante: Gleison Stanlley da Silva Marques

Resumo: Serão dois dias de minicurso. No primeiro dia falaremos sobre os números naturais e os números inteiros, abordando um pouco sobre relações de equivalência, conjuntos ordenados e estruturas algébricas; e no segundo dia falaremos sobre os números racionais e os números reais, construindo os números reais através da técnica de completamento de espaços métricos, finalizando com a demonstração de que todo corpo arquimediano Cauchy-completo (isto é, um corpo arquimediano em que toda sequência de Cauchy é convergente) é Dedekind-completo (isto é, um corpo em que todo subconjunto não vazio e limitado superiormente admite supremo no corpo).

Público alvo: Estudantes de graduação

Palestrante: Maria Luísa Serrão Rodrigues da Cunha

Resumo: A palestra terá como objetivo apresentar como funciona a Criptografia RSA sob o ponto de vista da Teoria dos Números, por meio de estudos como a aritmética modular e decomposição em fatores primos.

Público alvo: Estudantes de graduação e Ensino Médio

Palestrante: Matheus Chaves Fonteles

Resumo: Uma álgebra de Lie é um espaço vetorial junto de uma operação bilinear antissimétrica que satisfaz a identidade de Jacobi. Nesta apresentação falaremos sobre os conceitos de álgebras de Lie e de suas principais subestruturas; definiremos álgebras de Lie solúveis e mostraremos alguns resultados necessários para provar o principal teorema desta palestra, o Teorema de Lie, o qual fornece uma solução para problemas de triangularização simultânea de uma coleção de operadores lineares sobre um espaço vetorial de dimensão finita.

Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação

Palestrante: Alex Roberto dos Santos Cereja Junior

Resumo: As variedades algébricas são os objetos centrais de estudo da geometria algébrica , um subcampo da matemática . Classicamente, uma variedade algébrica é definida como o conjunto de soluções de um sistema de equações polinomiais sobre os números reais ou complexos . Uma variedade algébrica é o conjunto de zeros de uma família de polinômios. Pelo conceito de variedade algébrica é possível constituir uma relação entre a álgebra e a geometria, que permite se reformular problemas geométricos em termos algébricos, e vice-versa.

Público alvo: Estudantes de graduação

Palestrante: Domingos Anselmo Moura da Silva

Resumo: Vamos apresentar uma visão diferenciada da Tabuada de Adição e Multiplicação, justificando em alguns casos a dificuldade das crianças e jovens com essas tabuada.

Público alvo: Professores da Educação Básica e graduandos

Palestrante: Francisco Eteval da Silva Feitosa

Resumo: A Oficina visa a ensinar aos participantes como usar as barras de Cuisenaire para investigar e criar provas visuais para problemas com frações.

Público alvo: Estudantes da Graduação

Palestrantes: Julia Braga dos Reis, Diogo Sampaio da Silva e Maria Luísa Serrão Rodrigues da Cunha

Resumo: A oficina tem o objetivo de informar os discentes sobre o uso do Latex pela plataforma Overleaf com a intenção de facilitar a criação de documentos utilizando a notação lógica e matemática, além de inserir figuras, tabelas e referências.

Público alvo: Estudantes de graduação

Palestrante: Danilo

Resumo: Na oficina pretendemos ensinar sobre o software livre, ensinar os conceitos básicos do Arduino e realizar exercícios utilizando os kits.

Público alvo: Estudantes da graduação e alunos do Ensino Médio

Palestrante: Roberto Antonio Cordeiro Prata

Resumo: Na literatura, encontramos vários artigos que estudam o crescimento de microrganismos no leite, modelos gerais preditivos de crescimento desses seres, e crescimento das Samonellas, tais como o modelo Logístico modificado e o modelo de Gompertz modificado. Os parâmetros presentes em todos os modelos matemáticos sofrem alterações, devido ao meio em que são cultivadas e interferem no crescimento opulacional. Apresentamos neste estudo um modelo fuzzy de crescimento desses microrganismos, que contemplam as incertezas inerentes aos parâmetros, devido a constantesalterações de seus valores, também estudamos a interatividade e a correlação fuzzy entre parâmetros.

Público alvo: Estudantes de graduação

Palestrante: Vinicius Rosário das Chagas

Resumo: Qual o caminho mais curto ligando dois pontos em uma superfície regular? Numa superfície plana, é natural considerar que esse caminho seja um segmento de reta. No entanto, nem todas as superfícies são planas, havendo superfícies que não contêm nenhum segmento de reta, como a esfera. A fim de responder propriamente à pergunta, introduziremos o conceito de geodésicas, que são curvas que, em certo sentido, minimizam distância localmente. Ademais, geodésicas são curvas que dependem somente do ambiente em que se encontram, sendo possível reproduzi-las em ambientes mais gerais, como nas variedades riemannianas.

Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação

Mostra de Trabalhos do PET

Palestrante: Igor Souza do Nascimento

Resumo: Podemos traçar a origem da Teoria das Categorias até o trabalho de MacLane e Eilenberg, em 1945, onde tentavam generalizar resultados promissores da topologia algébrica. Em termos gerais, a teoria das categorias lida com relações entre objetos com as mesmas estruturas, e como podemos preservar estas através de relações abstratas. Nesta palestra, buscamos revisitar a noção de que ''vetores são matrizes'', estudada na Álgebra Linear. Serão introduzidas as definições básicas de categorias, a fim de demonstrar a equivalência entre espaços vetoriais e matrizes. Para esta palestra, supomos o conhecimento de um curso básico de álgebra linear de graduação, como espaços vetoriais, bases e transformações lineares.

Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação

Palestrante: Luís Filipe Vital de França

Resumo: As Séries de Dirichlet constituem uma das ferramentas mais úteis na teoria analítica dos números. Nesta palestra, abordaremos algumas de suas principais propriedades e veremos a relação de algumas dessas séries com os Produtos de Euler.

Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação

Palestrante: Sandro Dimy Barbosa Bitar

Resumo: Nesse minicurso apresentarei o modelo matemático clássico para Programação Geométrica e algumas aplicações. Na ocasião descreverei alguns elementos da fundamentação matemática utilizados em Teoremas relacionados com o tema, assim como as técnicas para o cálculo da solução desses modelos.

Público alvo: Estudantes de graduação

Palestrante: Julio César Rodríguez

Resumo:

Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação

Palestrante: Gleison Stanlley da Silva Marques

Resumo: Serão dois dias de minicurso. No primeiro dia falaremos sobre os números naturais e os números inteiros, abordando um pouco sobre relações de equivalência, conjuntos ordenados e estruturas algébricas; e no segundo dia falaremos sobre os números racionais e os números reais, construindo os números reais através da técnica de completamento de espaços métricos, finalizando com a demonstração de que todo corpo arquimediano Cauchy-completo (isto é, um corpo arquimediano em que toda sequência de Cauchy é convergente) é Dedekind-completo (isto é, um corpo em que todo subconjunto não vazio e limitado superiormente admite supremo no corpo).

Público alvo: Estudantes de graduação

Palestrante: Leiliane

Resumo: Na oficina pretendemos abordar o que é uma didática inclusiva, mostrar a história do origami e como essa ferramenta pode auxiliar no ensino da Matemática. E fazer a construção de um sólido geométrico tridimensional utilizando a técnica do origami.

Público alvo: Estudantes da graduação e alunos do Ensino Médio

Palestrante: Gustavo Pereira Costa

Resumo: A álgebra homológica começa no século XIX com os trabalhos de Bernhard Riemann (1826-1866) e Enrico Betti (1823-1892) sobre "Homology numbers", é o desenvolvimento rigoroso de notação de "Homology numbers" foi por Henri Poincaré (1854-1912), o qual foi uma das motivações do surgimento da álgebra homológica. Alexander Grothendieck (1928-2014) e Jean-Pierre Serre (1926$\dots$), usam a categoria abeliana para definir $n$-ésima homologia. Na presente palestra, será apresentado as noções preliminares para o estudo de álgebra homológica, tais como: Complexos de cadeia e cocadeia, homologia e cohomologia, exemplos, entre outros.

Público alvo: Estudantes de graduação e Pós-graduação

Palestrante: Raphael Ribeiro Costa

Resumo: Detectar pontos significantes (salientes) em modelos 3d a partir do operador Laplace Beltrami.

Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação

Palestrante: Gustavo Costa de Souza

Resumo: Nesta palestra, iremos discutir sobre operadores lineares em espaços normados e as órbitas relativas a essas aplicações. No caso de dimensão finita, iremos explorar o caso unidimensional e o espaço de matrizes, e veremos que, nestes espaços, não é possível existir operadores com órbitas densas. Já em dimensão infinita, mostraremos que operadores com órbitas que percorram todo o espaço aparecem de modo natural.

Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação

Palestrante: Leiliane

Resumo: Na oficina pretendemos abordar o que é uma didática inclusiva, mostrar a história do origami e como essa ferramenta pode auxiliar no ensino da Matemática. E fazer a construção de um sólido geométrico tridimensional utilizando a técnica do origami.

Público alvo: Estudantes da graduação e alunos do Ensino Médio

Palestrante: Stefan Josef Ehbauer

Resumo: A equação de black scholes envolve uma matemática bastante avançada, mas não é necessário nenhum conhecimento matemático para utilizar o modelo.

Público alvo: Estudantes de Ensino Médio, graduação e pós-graduação

Palestrantes: Julia Braga dos Reis, Diogo Sampaio da Silva e Maria Luísa Serrão Rodrigues da Cunha

Resumo: A oficina tem o objetivo de informar os discentes sobre o uso do Latex pela plataforma Overleaf com a intenção de facilitar a criação de documentos utilizando a notação lógica e matemática, além de inserir figuras, tabelas e referências.

Público alvo: Estudantes de graduação

Palestrante: Danilo

Resumo: Na oficina pretendemos ensinar sobre o software livre, ensinar os conceitos básicos do Arduino e realizar exercícios utilizando os kits.

Público alvo: Estudantes da graduação e alunos do Ensino Médio

Palestrante: Germán Alonso Benitez Monsalve

Resumo: O objetivo principal da Teoria de representações é estudar estruturas algébricas, representando seus objetivos com transformações lineares e desse jeito aproveitar todas as ferramentas da álgebra linear. Nesta palestra será apresentada a estrutura algébrica chamada de álgebra de Lie e classificaremos todas as representações de dimensão finita da álgebra de Lie especial sl(2).

Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação

Palestrante: Edwin Leonardo Mateus Moreno

Resumo: Os determinantes são uma ferramenta principal na álgebra linear comutativa, entretanto, nesta teoria várias fórmulas clássicas não são válidas para o caso não comutativo. Tendo o exposto acima como motivação, I. Gelfand e V. Retakh em 1991 desenvolveram a teoria dos quase-determinantes para matrizes com entradas em um anel que não é necessariamente comutativo. Neste trabalho, será mostrado que os coeficientes de expansão de certos quase - determinantes podem ser definidos através de um grafo direcionado associado a uma matriz, o que reduz sua complexidade. Será estudado o caso particular onde é fixada a álgebra de Lie de $\mathfrak{gl}_n$, e usando como ferramenta as matrizes com entradas na álgebra envolvente universal de $\mathfrak{gl}_n$, com o fim de construir polinômios que nos permitirá gerar uma nova subálgebra chamada subálgebra Gelfand-Tsetlin e assim formar a variedade algebrica chamada de variedade de Gelfand-Tsetlin.

Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação

Palestrante: Yeimy Paola Aguirre Escobar

Resumo: Um dos problemas mais antigos da teoria dos grupos é descrever o comportamento da ordem do produto de dois elementos x, y em um grupo G. Este problema tem grandes implicações, por exemplo, no estudo de grupos finitamente gerados, para isso iremos descrever principalmente o comportamento da ordem de xy quando é finito. O problema de Burnsids é um bom exemplo de um problema difícil que pergunta se um grupo de torção gerado finitamente é necessariamente finito. Uma resposta negativa a este problema foi fornecida em 1964 por Golod e Shafarevich.

Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação

Palestrante: Oziel Ramos de Lima Junior

Resumo: A palestra abordará a estreita relação entre matemática e computação gráfica, um campo da ciência da computação dedicado à criação, manipulação e exibição de imagens e animações visuais. Serão explorados os fundamentos matemáticos essenciais, como geometria euclidiana, álgebra linear, cálculo e trigonometria, aplicados na representação e transformação de objetos em 2D e 3D. Além disso, será discutido o papel da matemática no trabalho de imagens e como é realizado a otimização em objetos gráficos.

Público alvo: Estudantes de graduação, pós-graduação e Ensino Médio

Palestrante: Marcus Antonio Mendonça Marrocos

Resumo: A sessão durará um período do dia, manhã ou tarde, as apresentações terão o limite máximo de 20 min. Alunos e professores poderão se inscrever para apresentar. Cada apresentação deve conter apenas um resultado principal que deve ser demonstrado de forma completa. O título da sessão: Demonstre um teorema! Ao final cada inscrito receberá um pequeno folder com o resumo de cada teorema que foi apresentado.

Público alvo: Alunos de graduação e pós-graduação

Palestrante: Ana júlia

Resumo: Nesta atividade abordaremos sobre o problema da cidade enlameada, que consiste em resolver este problema usando um algoritmo sem usar o computador. Para isso serão expostas as definições de grafo, árvores e os algoritmos de Djiskstra, Kruskal e Prim. A ideia é que cada participante da oficina resolva o problema com os algoritmos demonstrados no início. Para melhor exemplificação serão mostrados outros problemas da vida real onde podemos utilizar o mesmo algoritmo.

Público alvo: Estudantes de graduação e alunos do ensino médio.

Palestrante: Taís de Jesus Rodrigues da Costa

Resumo: A finalidade desta palestra é apresentar o conceito de uma estrutura algébrica, chamada de álgebra associativa, a qual é um espaço vetorial munido de uma multiplicação associativa compatível com as operações do espaço vetorial é chamado de álgebra associativa. Nesta palestra apresentaremos alguns preliminares e propriedades destas álgebras, e para uma melhor compreensão das mesmas, acompanhamos cada conceito e propriedade com exemplos.

Público alvo: Alunos de graduação

Palestrante: Alex Oliveira Pinto

Resumo: Será apresentado um Algoritmo de Filtragem de Malha Adaptativa e Propagada, desde os conceitos base como a origem do filtro bilateral para iamgens, sua expansão para malhas 3D, funções Gaussianas e uma implementação apresentando resultados encontrados.

Público alvo: Estudantes de pós-graduação

Inscrições e Submissão de trabalhos

Para se inscrever e/ou submeter trabalhos clique no botão. A Semana da Matemática faz parte das atividades da Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas. As inscrições ocorrem junto com as inscrições da SECTICE na plataforma Even3.

Submissão de Propostas de Atividades

Para submeter propostas de atividades clique no botão.

ATENÇÃO: Submissão de atividades encerrada!

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