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A Semana da Matemática é um evento que há muitos anos faz parte da história do Departamento de Matemática da UFAM. Este evento surgiu como oportunidade para congregar professores e estudantes de forma a estabelecer contatos, interações e diálogos em prol do ensino e pesquisa na área de Matemática Pura e Aplicada. O evento antes era isolado, mas desde de 2013 está inserido em um evento maior, a Semana de Ciência e Tecnologia do ICE, SECT-ICE. Seguindo a numeração da SECT-ICE, este ano será realizada X Semana da Matemática, de 17 a 20 de outubro, dentro da X SECT-ICE, com o mesmo tema: "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável".
Palestrante: Flávia Morgana de Oliveira Jacinto
Resumo: Nessa palestra serão apresentados conceitos e definições necessários a uma breve introdução á programação convexa com algumas aplicações.
Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação
Palestrante: Antonio Airton Freitas Filho
Resumo: Discutiremos um resultado de rigidez sobre variedades Riemannianas completas que satisfazem uma certa equação tensorial diferencial parcial de segunda ordem.
Público alvo: Estudantes de pós-graduação
Palestrante: Alan Kardec Fonseca Maduro Junior
Resumo: A palestra tratará sobre Geometria Algébrica, área da matemática que utiliza ferramentas algébricas para estudar objetos geométricos, mais especificamente, apresentaremos os conceitos necessários para a definição de variedades algébricas equidimensionais.
Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação
Mostra de História da Matemática
Mostra de Jogos do LEMAT
Cabine do tempo: História das mulheres na ciência
Palestrantes: Diogo Sampaio da Silva e Julia Braga dos Reis
Resumo: Apresentaremos materiais didáticos de produção própria como exemplo para os colegas de carreira docente, visando ilustrar não apenas a possibilidade mas as vantagens de fazer o mesmo.
Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação
Palestrante: Erick Guimaraes Botelho
Resumo: Nesta palestra, será abordada a $\Bbbk$-álgebra de dimensão finita $A=\Bbbk Q /\langle\rho\rangle$, na qual $\rho$ representa um conjunto de relações associadas ao quiver $Q$. O principal objetivo é apresentar uma descrição abrangente e detalhada do quiver com relações da álgebra repetitiva $\widehat{A}$ de $A$, considerando apenas relações nulas ou de comutatividade. Será demonstrada a equivalência fundamental $\Bbbk\hat{Q}/\langle \hat{\rho} \rangle\cong \widehat{A}$, e serão fornecidos exemplos ilustrativos para uma melhor compreensão.
Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação
Palestrante: Sandro Dimy Barbosa Bitar
Resumo: Nesse minicurso apresentarei o modelo matemático clássico para Programação Geométrica e algumas aplicações. Na ocasião descreverei alguns elementos da fundamentação matemática utilizados em Teoremas relacionados com o tema, assim como as técnicas para o cálculo da solução desses modelos.
Público alvo: Estudantes de graduação
Palestrante: Julio César Rodríguez
Resumo:
Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação
Palestrante: Gleison Stanlley da Silva Marques
Resumo: Serão dois dias de minicurso. No primeiro dia falaremos sobre os números naturais e os números inteiros, abordando um pouco sobre relações de equivalência, conjuntos ordenados e estruturas algébricas; e no segundo dia falaremos sobre os números racionais e os números reais, construindo os números reais através da técnica de completamento de espaços métricos, finalizando com a demonstração de que todo corpo arquimediano Cauchy-completo (isto é, um corpo arquimediano em que toda sequência de Cauchy é convergente) é Dedekind-completo (isto é, um corpo em que todo subconjunto não vazio e limitado superiormente admite supremo no corpo).
Público alvo: Estudantes de graduação
Palestrante: Maria Luísa Serrão Rodrigues da Cunha
Resumo: A palestra terá como objetivo apresentar como funciona a Criptografia RSA sob o ponto de vista da Teoria dos Números, por meio de estudos como a aritmética modular e decomposição em fatores primos.
Público alvo: Estudantes de graduação e Ensino Médio
Palestrante: Matheus Chaves Fonteles
Resumo: Uma álgebra de Lie é um espaço vetorial junto de uma operação bilinear antissimétrica que satisfaz a identidade de Jacobi. Nesta apresentação falaremos sobre os conceitos de álgebras de Lie e de suas principais subestruturas; definiremos álgebras de Lie solúveis e mostraremos alguns resultados necessários para provar o principal teorema desta palestra, o Teorema de Lie, o qual fornece uma solução para problemas de triangularização simultânea de uma coleção de operadores lineares sobre um espaço vetorial de dimensão finita.
Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação
Palestrante: Alex Roberto dos Santos Cereja Junior
Resumo: As variedades algébricas são os objetos centrais de estudo da geometria algébrica , um subcampo da matemática . Classicamente, uma variedade algébrica é definida como o conjunto de soluções de um sistema de equações polinomiais sobre os números reais ou complexos . Uma variedade algébrica é o conjunto de zeros de uma família de polinômios. Pelo conceito de variedade algébrica é possível constituir uma relação entre a álgebra e a geometria, que permite se reformular problemas geométricos em termos algébricos, e vice-versa.
Público alvo: Estudantes de graduação
Palestrante: Domingos Anselmo Moura da Silva
Resumo: Vamos apresentar uma visão diferenciada da Tabuada de Adição e Multiplicação, justificando em alguns casos a dificuldade das crianças e jovens com essas tabuada.
Público alvo: Professores da Educação Básica e graduandos
Palestrante: Francisco Eteval da Silva Feitosa
Resumo: A Oficina visa a ensinar aos participantes como usar as barras de Cuisenaire para investigar e criar provas visuais para problemas com frações.
Público alvo: Estudantes da Graduação
Palestrantes: Julia Braga dos Reis, Diogo Sampaio da Silva e Maria Luísa Serrão Rodrigues da Cunha
Resumo: A oficina tem o objetivo de informar os discentes sobre o uso do Latex pela plataforma Overleaf com a intenção de facilitar a criação de documentos utilizando a notação lógica e matemática, além de inserir figuras, tabelas e referências.
Público alvo: Estudantes de graduação
Palestrante: Danilo
Resumo: Na oficina pretendemos ensinar sobre o software livre, ensinar os conceitos básicos do Arduino e realizar exercícios utilizando os kits.
Público alvo: Estudantes da graduação e alunos do Ensino Médio
Palestrante: Roberto Antonio Cordeiro Prata
Resumo: Na literatura, encontramos vários artigos que estudam o crescimento de microrganismos no leite, modelos gerais preditivos de crescimento desses seres, e crescimento das Samonellas, tais como o modelo Logístico modificado e o modelo de Gompertz modificado. Os parâmetros presentes em todos os modelos matemáticos sofrem alterações, devido ao meio em que são cultivadas e interferem no crescimento opulacional. Apresentamos neste estudo um modelo fuzzy de crescimento desses microrganismos, que contemplam as incertezas inerentes aos parâmetros, devido a constantesalterações de seus valores, também estudamos a interatividade e a correlação fuzzy entre parâmetros.
Público alvo: Estudantes de graduação
Palestrante: Vinicius Rosário das Chagas
Resumo: Qual o caminho mais curto ligando dois pontos em uma superfície regular? Numa superfície plana, é natural considerar que esse caminho seja um segmento de reta. No entanto, nem todas as superfícies são planas, havendo superfícies que não contêm nenhum segmento de reta, como a esfera. A fim de responder propriamente à pergunta, introduziremos o conceito de geodésicas, que são curvas que, em certo sentido, minimizam distância localmente. Ademais, geodésicas são curvas que dependem somente do ambiente em que se encontram, sendo possível reproduzi-las em ambientes mais gerais, como nas variedades riemannianas.
Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação
Mostra de Trabalhos do PET
Palestrante: Igor Souza do Nascimento
Resumo: Podemos traçar a origem da Teoria das Categorias até o trabalho de MacLane e Eilenberg, em 1945, onde tentavam generalizar resultados promissores da topologia algébrica. Em termos gerais, a teoria das categorias lida com relações entre objetos com as mesmas estruturas, e como podemos preservar estas através de relações abstratas. Nesta palestra, buscamos revisitar a noção de que ''vetores são matrizes'', estudada na Álgebra Linear. Serão introduzidas as definições básicas de categorias, a fim de demonstrar a equivalência entre espaços vetoriais e matrizes. Para esta palestra, supomos o conhecimento de um curso básico de álgebra linear de graduação, como espaços vetoriais, bases e transformações lineares.
Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação
Palestrante: Luís Filipe Vital de França
Resumo: As Séries de Dirichlet constituem uma das ferramentas mais úteis na teoria analítica dos números. Nesta palestra, abordaremos algumas de suas principais propriedades e veremos a relação de algumas dessas séries com os Produtos de Euler.
Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação
Palestrante: Sandro Dimy Barbosa Bitar
Resumo: Nesse minicurso apresentarei o modelo matemático clássico para Programação Geométrica e algumas aplicações. Na ocasião descreverei alguns elementos da fundamentação matemática utilizados em Teoremas relacionados com o tema, assim como as técnicas para o cálculo da solução desses modelos.
Público alvo: Estudantes de graduação
Palestrante: Julio César Rodríguez
Resumo:
Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação
Palestrante: Gleison Stanlley da Silva Marques
Resumo: Serão dois dias de minicurso. No primeiro dia falaremos sobre os números naturais e os números inteiros, abordando um pouco sobre relações de equivalência, conjuntos ordenados e estruturas algébricas; e no segundo dia falaremos sobre os números racionais e os números reais, construindo os números reais através da técnica de completamento de espaços métricos, finalizando com a demonstração de que todo corpo arquimediano Cauchy-completo (isto é, um corpo arquimediano em que toda sequência de Cauchy é convergente) é Dedekind-completo (isto é, um corpo em que todo subconjunto não vazio e limitado superiormente admite supremo no corpo).
Público alvo: Estudantes de graduação
Palestrante: Leiliane
Resumo: Na oficina pretendemos abordar o que é uma didática inclusiva, mostrar a história do origami e como essa ferramenta pode auxiliar no ensino da Matemática. E fazer a construção de um sólido geométrico tridimensional utilizando a técnica do origami.
Público alvo: Estudantes da graduação e alunos do Ensino Médio
Palestrante: Gustavo Pereira Costa
Resumo: A álgebra homológica começa no século XIX com os trabalhos de Bernhard Riemann (1826-1866) e Enrico Betti (1823-1892) sobre "Homology numbers", é o desenvolvimento rigoroso de notação de "Homology numbers" foi por Henri Poincaré (1854-1912), o qual foi uma das motivações do surgimento da álgebra homológica. Alexander Grothendieck (1928-2014) e Jean-Pierre Serre (1926$\dots$), usam a categoria abeliana para definir $n$-ésima homologia. Na presente palestra, será apresentado as noções preliminares para o estudo de álgebra homológica, tais como: Complexos de cadeia e cocadeia, homologia e cohomologia, exemplos, entre outros.
Público alvo: Estudantes de graduação e Pós-graduação
Palestrante: Raphael Ribeiro Costa
Resumo: Detectar pontos significantes (salientes) em modelos 3d a partir do operador Laplace Beltrami.
Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação
Palestrante: Gustavo Costa de Souza
Resumo: Nesta palestra, iremos discutir sobre operadores lineares em espaços normados e as órbitas relativas a essas aplicações. No caso de dimensão finita, iremos explorar o caso unidimensional e o espaço de matrizes, e veremos que, nestes espaços, não é possível existir operadores com órbitas densas. Já em dimensão infinita, mostraremos que operadores com órbitas que percorram todo o espaço aparecem de modo natural.
Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação
Palestrante: Leiliane
Resumo: Na oficina pretendemos abordar o que é uma didática inclusiva, mostrar a história do origami e como essa ferramenta pode auxiliar no ensino da Matemática. E fazer a construção de um sólido geométrico tridimensional utilizando a técnica do origami.
Público alvo: Estudantes da graduação e alunos do Ensino Médio
Palestrante: Stefan Josef Ehbauer
Resumo: A equação de black scholes envolve uma matemática bastante avançada, mas não é necessário nenhum conhecimento matemático para utilizar o modelo.
Público alvo: Estudantes de Ensino Médio, graduação e pós-graduação
Palestrantes: Julia Braga dos Reis, Diogo Sampaio da Silva e Maria Luísa Serrão Rodrigues da Cunha
Resumo: A oficina tem o objetivo de informar os discentes sobre o uso do Latex pela plataforma Overleaf com a intenção de facilitar a criação de documentos utilizando a notação lógica e matemática, além de inserir figuras, tabelas e referências.
Público alvo: Estudantes de graduação
Palestrante: Danilo
Resumo: Na oficina pretendemos ensinar sobre o software livre, ensinar os conceitos básicos do Arduino e realizar exercícios utilizando os kits.
Público alvo: Estudantes da graduação e alunos do Ensino Médio
Palestrante: Germán Alonso Benitez Monsalve
Resumo: O objetivo principal da Teoria de representações é estudar estruturas algébricas, representando seus objetivos com transformações lineares e desse jeito aproveitar todas as ferramentas da álgebra linear. Nesta palestra será apresentada a estrutura algébrica chamada de álgebra de Lie e classificaremos todas as representações de dimensão finita da álgebra de Lie especial sl(2).
Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação
Palestrante: Edwin Leonardo Mateus Moreno
Resumo: Os determinantes são uma ferramenta principal na álgebra linear comutativa, entretanto, nesta teoria várias fórmulas clássicas não são válidas para o caso não comutativo. Tendo o exposto acima como motivação, I. Gelfand e V. Retakh em 1991 desenvolveram a teoria dos quase-determinantes para matrizes com entradas em um anel que não é necessariamente comutativo. Neste trabalho, será mostrado que os coeficientes de expansão de certos quase - determinantes podem ser definidos através de um grafo direcionado associado a uma matriz, o que reduz sua complexidade. Será estudado o caso particular onde é fixada a álgebra de Lie de $\mathfrak{gl}_n$, e usando como ferramenta as matrizes com entradas na álgebra envolvente universal de $\mathfrak{gl}_n$, com o fim de construir polinômios que nos permitirá gerar uma nova subálgebra chamada subálgebra Gelfand-Tsetlin e assim formar a variedade algebrica chamada de variedade de Gelfand-Tsetlin.
Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação
Palestrante: Yeimy Paola Aguirre Escobar
Resumo: Um dos problemas mais antigos da teoria dos grupos é descrever o comportamento da ordem do produto de dois elementos x, y em um grupo G. Este problema tem grandes implicações, por exemplo, no estudo de grupos finitamente gerados, para isso iremos descrever principalmente o comportamento da ordem de xy quando é finito. O problema de Burnsids é um bom exemplo de um problema difícil que pergunta se um grupo de torção gerado finitamente é necessariamente finito. Uma resposta negativa a este problema foi fornecida em 1964 por Golod e Shafarevich.
Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação
Palestrante: Oziel Ramos de Lima Junior
Resumo: A palestra abordará a estreita relação entre matemática e computação gráfica, um campo da ciência da computação dedicado à criação, manipulação e exibição de imagens e animações visuais. Serão explorados os fundamentos matemáticos essenciais, como geometria euclidiana, álgebra linear, cálculo e trigonometria, aplicados na representação e transformação de objetos em 2D e 3D. Além disso, será discutido o papel da matemática no trabalho de imagens e como é realizado a otimização em objetos gráficos.
Público alvo: Estudantes de graduação, pós-graduação e Ensino Médio
Palestrante: Marcus Antonio Mendonça Marrocos
Resumo: A sessão durará um período do dia, manhã ou tarde, as apresentações terão o limite máximo de 20 min. Alunos e professores poderão se inscrever para apresentar. Cada apresentação deve conter apenas um resultado principal que deve ser demonstrado de forma completa. O título da sessão: Demonstre um teorema! Ao final cada inscrito receberá um pequeno folder com o resumo de cada teorema que foi apresentado.
Público alvo: Alunos de graduação e pós-graduação
Palestrante: Ana júlia
Resumo: Nesta atividade abordaremos sobre o problema da cidade enlameada, que consiste em resolver este problema usando um algoritmo sem usar o computador. Para isso serão expostas as definições de grafo, árvores e os algoritmos de Djiskstra, Kruskal e Prim. A ideia é que cada participante da oficina resolva o problema com os algoritmos demonstrados no início. Para melhor exemplificação serão mostrados outros problemas da vida real onde podemos utilizar o mesmo algoritmo.
Público alvo: Estudantes de graduação e alunos do ensino médio.
Palestrante: Taís de Jesus Rodrigues da Costa
Resumo: A finalidade desta palestra é apresentar o conceito de uma estrutura algébrica, chamada de álgebra associativa, a qual é um espaço vetorial munido de uma multiplicação associativa compatível com as operações do espaço vetorial é chamado de álgebra associativa. Nesta palestra apresentaremos alguns preliminares e propriedades destas álgebras, e para uma melhor compreensão das mesmas, acompanhamos cada conceito e propriedade com exemplos.
Público alvo: Alunos de graduação
Palestrante: Alex Oliveira Pinto
Resumo: Será apresentado um Algoritmo de Filtragem de Malha Adaptativa e Propagada, desde os conceitos base como a origem do filtro bilateral para iamgens, sua expansão para malhas 3D, funções Gaussianas e uma implementação apresentando resultados encontrados.
Público alvo: Estudantes de pós-graduação
Para se inscrever e/ou submeter trabalhos clique no botão. A Semana da Matemática faz parte das atividades da Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas. As inscrições ocorrem junto com as inscrições da SECTICE na plataforma Even3.
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ATENÇÃO: Submissão de atividades encerrada!