Novas Tecnologias no ensino de Matemática II


Nível:

Graduação -- Licenciatura em Matemática


Curso Diurno:

Horário: Terças e quintas das 8:00 às 10:00

Local: LAMAP

Curso Noturno:

Horário: Segundas e quartas das 18:00 às 20:00

Local: Laboratório do Departamento de Estatística

Horário de atendimento (para as duas turmas):

Segundas e quartas das 14:00 às 18:00


Ementa:

Uso de ferramentas computacionais no ensino de Matemática: Geogebra, wxMaxima, LibreOffice Calc, LaTeX.


Módulo 1: Geogebra

Material de apóio:

Ferramentas criadas em sala de aula:

  1. Triângulo Equilátero
  2. Triângulo Retângulo dado um de seus catetos
  3. Triângulo Retângulo dada a sua hipotenusa
  4. Polígono Regular dados o centro e um de seus vértices

Algumas figuras criadas em sala de aula:

  1. Teorema de Pitágoras - passo 1
  2. Teorema de Pitágoras - passo 2
  3. Teorema de Pitágoras - passo 3

Módulo 2: wxMaxima

Baixe o software aqui.

Introdução ao software:

  1. Tutorial de (wx)Maxima em 10 minutos

Folhas de trabalho criadas em sala de aula:

  1. Método da Bisseção - passo 1
  2. Método da Bisseção - passo 2 (resultado final)
  3. Curvas de Bézier - parte 1
  4. Curvas de Bézier - parte 2 (resultado final)
  5. Problemas de otimização
  6. Interpolação polinomial (método de Lagrange)

Módulo 3: LaTeX (curso noturno)

Material de apóio:

Exemplos:

  1. Modelo inicial de documento LaTeX
  2. Exemplo 1: tipos e tamanhos de fontes; tipos de seções; autor e data

Módulo 3: Planilhas Eletrônicas (curso diurno)

Exerccícios:

  1. Exercício - aula 22/08/2018