I Competição de Pontes Impressas em 3D

No dia 07/02/2023, no hall dos auditórios da Faculdade de Tecnologia tivemos a 1a Competição de Pontes Impressas em 3D do Curso de Engenharia Mecânica.

Os alunos da disciplina Mecânica dos Sólidos II foram desafiados a construir uma estrutura com barras impressas em 3D que suportassem o máximo de carga possível. Para isso foi criado um regulamento para estabelecer todas as regras da 1a Competição de Pontes Impressas em 3D do Curso de Engenharia Mecânica e a turma foi dividida em 6 duplas. Ela ocorreu no hall dos auditórios da Faculdade de Tecnologia, em 07/02, com presença de vários espectadores.

Equipes participantes da I Competição de Pontes Impressas em 3D da Mecânica/UFAM.

Resumo da Competição

Basicamente, a competição se dividia em 4 testes, a saber:

1. A estrutura não poderia ultrapassar as dimensões máximas (Teste de Dimensões);
  2. A estrutura não poderia ultrapassar o peso (massa) máximo (Teste de Massa);
  3. A estrutura deveria suportar a carga mínima (Teste de Carga Mínima);
  4. Teste de carga máxima suportada.

Alunos veteranos (Joel e João Victor) verificando a conformidade das dimensões de uma das pontes construídas.

No primeiro teste, duas equipes foram desclassificadas por terem uma de suas dimensões acima do máximo estabelecido (mesmo assim, somente para conhecimento, foi permitido a eles executarem o teste de carga máxima para que eles soubessem o quanto sua estrutura suportaria). Já no segundo teste, não houve desclassificação de equipe. Todas que ainda estavam na competição foram aprovadas. O mesmo aconteceu no teste de carga mínima: todos passaram com sobras.

Já no quarto e último teste, uma equipe foi desclassificada pelo fato de a estrutura não atender um requisito do regulamento que versava sobre a posição de onde seria inserido o suporte para aplicação de carga. Estava mais alto do que era permitido. Portanto, três equipes persistiam na competição.

Professores e alunos do 5o período do curso de Engenharia Mecânica/UFAM.

Resultados

Pois bem, a dupla 3a colocada, formada por Silas e Gustavo, conseguiu suportar 31,10 kgf. Ou seja, a ponte conseguiu suportar cerca de 230 vezes o seu peso próprio. Infelizmente ela fraturou em uma junção de barras, feita de epóxi, onde a carga estava sendo aplicada. Já a dupla 2a colocada, formada por Thiago e Luiz Miguel, conseguiu suportar 37,85 kgf antes de colapsar. Essa ponte conseguiu suportar 312 vezes o seu peso próprio e colapsou por fratura em um dos encaixes (nós).

A dupla campeã, Elaine e Luiz Luccas, teve sua estrutura suportando 39,70 kgf antes de ruir. Esta ponte conseguiu suportar incríveis 339 vezes o seu peso próprio, faturando assim o I Campeonato de Pontes Impressas em 3D do Curso de Engenharia Mecânica da UFAM. A entrega dos certificados à dupla vencedora foi realizada pelos professores convidados Danilo Chui e Paulo Roberto.

Quadro com o resultado final da competição.

Em nome da Coordenação de Curso de Engenharia Mecânica da UFAM, damos os Parabéns não só à equipe vencedora pelo excelente trabalho, mas também a todas as duplas participantes que alcançaram excelentes desempenhos no teste de carga máxima. Temos certeza que o aprendizado foi valiosíssimo e servirá, não só para o entendimento da disciplina de Mecânica dos Sólidos, mas também para a vida profissional destes alunos. Isso sem contar o incentivo para os mais novos.

Dupla Campeã recebendo seus certificados dos Professores Danilo Chui (Coord. de Curso), Gustavo Neto (Prof. da Disciplina) e Paulo Roberto (Prof. de Instrumentação). Como bônus de premiação, os vencedores ganharam 2,0 pontos extras na disciplina de Mecânica dos Sólidos II.

Parabéns a todos os envolvidos e muito obrigado a todos que ajudaram para que a competição ocorresse de maneira brilhante!

Lembre-se: Engenharia Mecânica na prática... É na UFAM!