Orientações concluídas e em andamento

1. Orientandos

Trabalho de Conclusão de Curso

• Malone dos Santos Luna
    • Título provisório: Síntese de um Observador de Luenberger para a Dinâmica da Glicose no Plasma Sanguíneo

• Isabele Martins Costa.
    • Desenvolvimento de modelo de absorvedor dinâmico com amortecimento para atenuação de vibrações em um motor elétrico desbalanceado. PIBIC 2023/2024.
  • João Henrique Viana da Silva
    • Implementação de um algoritmo de otimização fracionária por enxame de partículas aplicado a problemas de Engenharia Mecânica. PIBIC 2023/2024.
  • Anselmo Ricardo Ribeiro Lobo
    • Análise de Vibrações de uma motobomba em regime não estacionário por meio da técnica de demodulação generalizada. PIBIC 2024/2025.
  • Najlah Antony Barbosa
    • Modelagem Matemática e Desenho Mecânico de um protótipo de Manipulador Robótico para Auxílio a Crianças com Paralisia Cerebral. PIBIC 2024/2025.

2. Orientados (Egressos)

3. Iniciação Científica/Tecnológica (Egressos)

• Elaine da Silva Araújo
    • Aplicação de ferramentas da visão computacional em um processo de combustão de gás natural. 2022/2023. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Engenharia Mecânica - Universidade Federal do Amazonas.
  • Isabele Martins Costa
    • Análise e simulação numérica dos modelos de Maxwell e Kelvin-Voigt para vibrações viscoelásticas. 2022/2023. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Engenharia Mecânica - Universidade Federal do Amazonas.
  • Robert Batista Neves
    1. Controle não linear para um modelo simplificado de oscilações acústicas no tubo de Rijke. 2021/2022. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Engenharia Mecânica - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.
    2. Análise da dinâmica de vibrações com amortecimento não-linear por meio do método de Krylov-Bogoliubov. 2020/2021. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Engenharia Mecânica - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.
  • Thiago Augusto da Silva Batista
    1. Proposta de controle ótimo para um modelo de disseminação de rumores (fake news) com atraso de transporte. 2021/2022. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Engenharia Mecânica - Universidade Federal do Amazonas.
    2. Modelagem matemática de um sistema eletropneumático para aplicação em componente de robô para telecirurgia. 2020/2021. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Engenharia Mecânica - Universidade Federal do Amazonas.
  • Matheus de Souza Aleme
    • Modelagem matemática de um sistema mecânico para simulação do sistema respiratório humano. 2021/2022. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Engenharia Mecânica - Universidade Federal do Amazonas.
  • Igor Schneider Veríssimo Pereira
    • Construção de uma bancada de ensino de automação: linha de manufatura automatizada baseada em Arduino. 2015. Programa de Apoio à Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Amazonas (PAITI). Engenharia Mecânica - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.
    • Projeto e simulação de controlador PID fuzzy para um sistema de acionamento hidráulico. 2015. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Engenharia Mecânica - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.