Instrumentação do Ensino de Matemática II (PARFOR)

• Sigla UFAM: IEM082
  • Curso: Licenciatura em Matemática (PARFOR).
  • Carga Horária: 75h.
  • Horário: Seg-Sab - 8h às 18h.
  • Local: UAB-Itacoatiara.
  • Modalidade: Presencial.
  • Conteúdo Programático:
    • Introdução à instrumentação do Ensino;
    • O que é a BNCC. O que fala a BNCC do Ensino Médio;
    • Avaliação dos livros-texto de matemática do 2o ano do Ensino Médio (EM) conforme PNDL;
    • O Plano de Ensino e o Plano de Aula;
    • Como instrumentar as aulas e apresentar os conteúdos da matemática do 2o ano do EM;
    • O uso de softwares livres como instrumentos de ensino: Geogebra, Planilhas, Symbolab e Scilab;
    • Interdisciplinaridade de alguns tópicos com outras áreas do conhecimento;
    • A importância da Transversalidade e Contextualização da Matemática no dia-a-dia do aluno.
    • Modelagem Matemática e Aplicações do Cotidiano.
  • Avaliação: A metodologia de avaliação consiste na realização de 1 trabalho valendo 10,0 (dez) pontos e exercícios avaliativos realizados em sala a serem entregues para o professor que resultarão em uma segunda nota de 0,0 a 10,0 (zero a dez) pontos. Caso seja necessário (Média parcial abaixo de 8,0), será realizada 01 (uma) avaliação final¹ contemplando assuntos ministrados durante a disciplina.
  • Referências:
  1. IEZZI, G. Fundamentos de Matemática Elementar, v.3: trigonometria / Gelson Iezzi. - 9. ed. - São Paulo: Ed. Atual, 2013.
  2. IEZZI, G. Fundamentos de Matemática Elementar, v.4: sequências, matrizes, determinantes e sistemas / Gelson Iezzi, Samuel Hazzan. - 8. ed. - São Paulo: Ed. Atual, 2013.
  3. HAZZAN, S. Fundamentos de Matemática Elementar, v.5: combinatória, probabilidade / Samuel Hazzan. - 8. ed. - São Paulo: Ed. Atual, 2013.

¹ Conforme RESOLUÇÃO N° 023/2017 - CONSEPE - "Art. 10 - O discente que obtiver o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência e Média dos Exercícios Escolares (MEE) igual ou superior a 8,0 (oito vírgula zero) será considerado aprovado na disciplina e dispensado da prova final (PF), resguardado o direito de realizá-la."