Homenagem a um grande amigo

Prof. Dr. Nilomar Vieira de Oliveira

Screenshot 20210714 202044

- Nasceu no município de Autazes/AM em 14 de julho de 1968. Ainda criança, mudou-se para Manaus juntamente com seus pais, realizando todo seu ensino básico nesta capital. Em 1990, ele iniciou seus estudos na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no curso de Licenciatura em Matemática, graduando-se em 1993. Um ano após, iniciou sua carreira como Professor Substituto no Departamento de Matemática da Universidade Federal do Amazonas (DM/UFAM), ocupando a função até 1997. Logo em seguida, no mesmo ano, tornou-se Professor Efetivo do DM/UFAM, após aprovação em concurso público, onde passou toda a sua brilhante carreira acadêmica. Em 1999, se tornou Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e no período entre 2001-2005, realizou seu doutoramento em Engenharia de Sistemas e Computação na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Na querida UFAM, ocupou inúmeros cargos de gestão/administração, como por exemplo, a Coordenação do Curso de Matemática, a Subchefia do Departamento de Matemática, a Coordenação Local da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a Coordenação do Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) e a Vice-direção do Instituto de Ciências Exatas (ICE), juntamente com a Coordenação de Residência Pedagógica, cargos estes que ocupou com distinção até seus últimos dias. Além disso, foi membro do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGM/UFAM) e era membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAM).

O inefável Prof. Nilomar dedicou sua vida à educação e formação de inúmeros professores e pesquisadores não só em Matemática como em diferentes áreas do saber. Neste afã, orientou mais de 20 alunos de mestrado, muitos deles ocupando diferentes posições de destaque em todo o Amazonas. Também foi coautor de pelo menos três livros, que escreveu em conjunto com alguns de seus orientandos. O alcance de sua atuação não contemplou somente a capital, mas também cobriu o Amazonas de Tabatinga a Parintins, de São Gabriel a Humaitá, levando a sua tão adorada Matemática de maneira única, repleta de excelência, empatia e sensibilidade. Tinha como marca sempre acreditar no potencial de seus discentes, mesmo quando eles próprios tinham dúvidas sobre si. Suas aulas conseguiam, com sua leveza e serenidade, tornar simples o mais difícil conceito matemático, sem perder o rigor matemático.

Convém destacar que ele foi um verdadeiro gentleman, sempre muito solícito e sempre disposto a ajudar seus alunos e amigos a alcançar seus objetivos. De postura íntegra e permeada de sensatez, tratava seus alunos como verdadeiros filhos, sem deixar de extrair o melhor deles. De fala mansa, prudente e firme, se tornou um verdadeiro ponto de equilíbrio no departamento onde trabalhava. Por tudo isso, conquistou a admiração de todas as pessoas que tiveram a honra de conhecê-lo. Suas extraordinárias contribuições no Ensino da Matemática lhe renderam merecidamente inúmeras homenagens por parte dos seus amados alunos e colegas: incontáveis foram as turmas em que ele foi paraninfo ou professor homenageado.

O querido “Nilopai”, descansou no dia 06 de março de 2021, na sua tão amada Manaus, após lutar bravamente contra os efeitos decorrentes da infecção por coronavírus. Ele deixa quatro filhos: Rick, Aline, Adriano, Brian, sem contar com as centenas de “filhos acadêmicos” que sua linda trajetória formou.

Descanse em paz, querido amigo, pai e professor Nilomar!

O seu brilhante legado nunca será esquecido e está eternizado em nossos corações!

Por Gustavo Neto

Com a colaboração de Aline Agatha Lima de Oliveira (filha).

Revisão dos amigos e atuais professores: Valtemir Martins (ICE), Roberto Prata (ICE), Domingos Anselmo (ICE), José Mir (ICE) e Danilo Chui (FT).